quinta-feira, 17 de maio de 2012

O abrigo de sementes do fim do mundo


Silo Global de Sementes de Svalbard

O Silo Global de Sementes de Svalbard está situado próximo à vila de Longyearbyen, no remoto arquipélago Ártico de Svalbard, a apenas cerca de 1120 km ao sul do polo norte. Ele tem como objetivo salvaguardar a biodiversidade das espécies de cultivos que sirvam como alimento para as populações do mundo e seus países. O Silo de Svalbard preservará cerca 90% das sementes conhecidas existentes no mundo, doadas pelos países produtores.

Trata-se então de uma gigante Arca de Noé a fim de preservar a nossa flora, por milhares de anos. Se nossas espécies se acabarem por guerras, doenças ou até mesmo pelo aquecimento global poderão ser reabastecidas a partir destas sementes, que estão protegidas 400 pés montanha abaixo, com todo o tipo de proteção para conservar nossas sementes.

Não só há a proteção natural do espaço, como também há guardas armados. O Abrigo das Sementes pode suportar terremotos de magnitude 7º, bem como a um ataque nuclear. No caso de faltar energia, há um gerador instalado capaz de fornecer energia por mais de 200 anos. Somente membros do governo entram no local. O abrigo já foi aberto algumas vezes para jornalistas, contudo nem todos os locais foram filmados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário